terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ideia vista num filme

Rezar é engomar a alma.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

As crianças são os guardiões da nossa inocência

Ter sempre crianças por perto, a proteger-nos de nos habituarmos a que seja normal podermos fazer e dizer, a todas as horas do dia - tornando assim permanentes em nós - coisas que todos sentimos, cá dentro, que não se podem fazer nem dizer em frente a crianças.

Sem crianças por perto estamos incompletos, como um corpo a que faltam órgãos. Mas felizmente a natureza deu-nos corpos que fabricam esses órgãos e permitem que nunca deixemos isso acontecer. Órgãos vivos, que cá fora, são nós.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O que não está lá mas faz parte

Só compreendemos verdadeiramente aquilo que somos capazes de criar.

domingo, 3 de outubro de 2010

Responsabilidade é liberdade

A democracia não está forte por as pessoas votarem. Está apenas moribunda.

O voto abstrato do papelinho ou do braço no ar é apenas uma versão pobre do verdadeiro voto, que é aquele consubstanciado em ações, em feitos. A verdadeira liberdade é agir.

A democracia está tão mais forte quanto mais pessoas participarem ativamente na política. A democracia perfeita seria uma em que todos os cidadãos estivessem em algum partido - excepto os que exercem cargos que os obriguem a não participar, como os padres, ou os artistas. Isso será possível, pois quantos mais de nós estiverem na política, menos sobra para cada um fazer, o que levaria ao desaparecimento dos políticos - no sentido contemporâneo da palavra - e ao surgimento de novos cidadãos, responsáveis.

Os cidadãos responsáveis seriam aí verdadeiramente livres, e necessariamente democratas, pois ouviriam os outros e aceitariam a decisão da maioria.

Esta é a única maneira de impedir ditaduras.