quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Passarmos pela primeira vez sem sabermos

Passarmos pela primeira vez sem sabermos e descobrirmos no fim, porque foi diferente, que foi uma coisa nova.

Como quando nos cruzamos pela primeira vez com um poema de determinado autor, sobre quem nunca pensámos e nada sabemos, e de repente, acabámos de ler um poema do Hölderlin pela primeira vez.

E é como um cheiro estranho que sentimos subitamente, uma dor num sítio onde nunca nos tinha doído, ou talvez o primeiro período.

E depois a irreversibilidade, e um serão comum, um passeio no campo ou uma ida aos correios, subitamente ficará connosco para sempre.

Deve ter sido sempre assim, e continuar a sê-lo, com as coisas que, consoante as necessidades da época, são menos valorizadas — e portanto, não antecipadas — pela sociedade em nós.

Vivemos as coisas na primeira vez que ouvimos falar delas e chama-se a isso cultura. E portanto de tudo o quanto é desprezado mantêm-se puras as primeiras vezes, e nelas a liberdade de sofrer as consequências da ignorância.

Como alguém que descobrisse por acidente a sensação do toque da mão alheia entre as suas pernas.

A cultura que conseguimos ter hoje tirou-nos o sexo ingénuo, sem carga exterior, sem mais nada.

Mas deixou-nos os poemas.

Ainda há tantas coisas das quais somos virgens.

(e para as quais morreremos virgens)

((e o segredo dessas coisas é a nossa liberdade))

2 comentários:

Inez disse...

Como se o conhecimento ajudasse realmente em alguma coisa a alma e o corpo a sentirem!
Afinal, é esse "já saber antes de viver" da cultura, que instala o medo e a indiferença de uma mãe que não quer passar pelas dores de parto ou de um amante que vê, sem viver, pela primeira vez o corpo nu do seu amado.

Tenho porém, a esperança que essa pureza que parece perdida se possa renovar mesmo depois de todas as primeiras vezes, se o espírito se abrir o sufuciente para não antecipar nem se lembrar, não daquilo "que foi", nem "que será" mas que "está a ser", que "é".

Tens razão, somos e seremos virgens em tanta coisa até morrermos.
A maior surpresa (e única consolação) para os sabichões desta vida é justamente essa derradeira primeira vez, irrepetível e impreparável que é a Morte.



É bom ler-te aqui de novo.

Calor Humano disse...

Bravo!!! Obrigado por estas palavras! Deveríamos iniciar uma correspondência neste suporte, Inez.